Na liga nacional e na seleção brasileira, o futebol é uma paixão que transcende fronteiras. Da intensidade dos jogos da Série A às glórias da seleção nos palcos mundiais, o Brasil é um celeiro de talento e emoção. Vamos descobrir as curiosidades da liga e da seleção, desde os recordes notáveis até os momentos inesquecíveis que definem o desporto no país. Prepare-se para se envolver na magia do futebol brasileiro, onde cada partida conta uma história única de paixão e excelência.
1. Primeiro clube campeão da liga brasileira
Oficializado pela Confederação Brasileira de Futebol em 2023, o vencedor da primeira edição do campeonato brasileiro foi o Atlético Mineiro em 1937.
2. Maior vencedor do campeonato
O Campeonato Brasileiro já foi conquistado por 17 equipas distintas. O líder incontestado é o Palmeiras, com 12 títulos. Em seguida, destacam-se Santos (8 títulos), Corinthians e Flamengo, ambos com 7 títulos.
3. Maior sequência de títulos
O clube com a sequência mais longa de conquistas é o Santos, ao erguer o troféu por cinco vezes consecutivas entre 1961 e 1965. Esta série foi interrompida em 1966, quando o Cruzeiro sagrou-se campeão, deixando o Santos como vice-campeão.
4. Maior vezes Vice
As equipas que mais vezes alcançaram o segundo lugar no campeonato são o Santos e o Internacional, ambos com 8 vice-campeonatos.
5. Clubes nunca rebaixados
Atualmente, o Flamengo e o São Paulo são os únicos clubes que nunca foram rebaixados para a série B do Campeonato Brasileiro. A mais recente equipa a atingir esta proeza é o Santos, ao ser relegado pela primeira vez em 2023. Por outro lado, entre os considerados grandes, o Vasco da Gama detém o recorde de rebaixamentos na era dos pontos corridos.
6. Maior goleada do Campeonato
O recorde de maior goleada na liga brasileira foi estabelecido em 1983, quando o Corinthians derrotou o Tiradentes por 10 a 1. Na era dos pontos corridos, três clubes foram responsáveis pelas maiores goleadas do campeonato: Goiás venceu o Juventude por 7 a 0 em 2003, mesmo ano em que o Cruzeiro derrotou o Bahia pelo mesmo placar. No ano seguinte, o Santos repetiu a façanha ao vencer o Paysandu pelo mesmo resultado.
7. Jogador com mais partidas
O guarda-redes Fábio, do Fluminense, detém o recorde de mais partidas disputadas no Campeonato Brasileiro, totalizando até à data mais de 600 jogos. O brasileiro, ídolo do Cruzeiro, é também o terceiro jogador com mais partidas disputadas no futebol mundial, ficando apenas atrás dos ingleses Paul Bastock e Peter Shilton.
8. Artilheiro do Campeonato
O jogador com mais golos na liga é o atacante Roberto Dinamite, com 190 golos. Completando o pódio, encontram-se Fred (157) e Romário (154).
9. Recordista de golos numa partida
Em 1997, ao marcar seis golos contra o União São João, o atacante Edmundo estabeleceu o recorde de mais golos numa única partida na liga brasileira.
10. Mais golos numa edição.
O jogador que detém o recorde de mais golos numa edição do Campeonato Brasileiro é o atacante Whashington, ao marcar 34 golos em 2004, ao serviço do Athlético Paranaense. Perto dessa marca ficaram Dimba (31 golos) e Edmundo (29).
11. Mais partidas pela Seleção Nacional.
O jogador que mais vezes representou a seleção brasileira é o defesa Cafu, com 150 jogos entre 1990 e 2006. Além de duas Copas do Mundo, o ex-lateral-direito conquistou duas vezes a Copa América e uma vez a Copa das Confederações.
12. Primeiro adversário no Mundial
O Brasil estreou-se na Copa do Mundo contra a Jugoslávia em 1930. A seleção canarinha começou a competição a perder por 2 a 1, com o primeiro golo marcado por João Netto, mais conhecido como Preguinho.
13. Artilheiro da Seleção Brasileira
Com 79 golos em 126 partidas oficiais, Neymar Jr. é o jogador com mais golos pela seleção Verde-Amarela. Também é o segundo maior assistente, com 57 assistências.